sábado, 3 de julho de 2010

Religião - A intolerância não será tolerada!

AVISO: Este não é um post delicado. Eu não tenho cuidado com as minhas palavras e se você, caro leitor não leu um dos meus primeiros posts intitulado: "Pra que um blog?" eu recomendo que leia. Obrigada.

Muitas pessoas pensam que eu sou atéia (ou ateísta, como queiram). Mas isto obviamente não corresponde a verdade.
Há algum tempo me rendi a URI, o magnífico Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível:
"Os Unicórnios Cor-de-rosa Invisíveis são seres de grande poder espiritual. Sabemos isto porque eles são capazes de ser invisíveis e cor-de-rosa ao mesmo tempo. Como em todas as religiões, a Crença do Unicórnio Cor-de-rosa Invisível baseia-se em lógica e fé. Acreditamos que eles são cor-de-rosa e logicamente sabemos que são invisíveis porque não os conseguimos ver." Também tenho simpatizado bastante com o Pastafarianismo, o que tem me levado a orar com frequência a seu criador, o  Monstro do Espaguete Voador (mas de fato é URI quem ganhou meu coração e meus louvores).

Ok, nesse momento quem está lendo já deve estar rindo ou no mínimo achando engraçado. Pois saibam que não deveriam.
Ninguém iria rir ou fazer pouco caso da minha crença se eu dissesse que sou cristã, espírita, budista ou se eu fizesse parte de algum culto bizarro da nova era. Ninguém iria rir se eu dissesse: "Fiz votos de castidade, entretanto costumo subjugar crianças e obriga-las ao ato da felação, mas está tudo de acordo com a minha fé, uma vez que o Papa é cumplice dos meus atos, ou seja, é uma felação abençoada!", ou se eu dissesse: "Quero casar de branco, na igreja, porque se deus não me abençoar, não serei feliz no meu casamento"... Mas desde quando alguém além de mim e do meu marido somos responsáveis pelo meu casamento? E se eu dissesse ainda que na minha igreja é proibido ser homossexual, alguém ia achar graça?

Eu gostaria que alguém me explicasse que direito tem uma pessoa de dizer que a crença dela é superior a minha? Que porque ela acredita nisso ou porque ela faz isso e eu aquilo ela vai pro céu e eu não? Que direito ela tem de me desqualificar? E me desqualificando, não se torna ela mesma uma pecadora ("Atire a primeira pedra...")?

Os cristãos por exemplo, se baseiam na lógica circular de que Deus existe porque está na biblia e de que a biblia é a palavra de Deus, logo ela está correta e não pode ser contestada (COMO??)! É algo como "Olha, a Lisa existe! Esse é o diário dela, que prova a existência dela!" - "Ok! E como sabemos que esse diário era dela e que ele diz a verdade?" - "Porque bem... É a palavra dela, ela escreveu!" - A única diferença no caso de Deus é que ele "mandou" escrever. heh

E a bem da verdade, se a maior parte das coisas "moralistas" que praticamos hoje como "Meninas tem que se portar assim e meninos assado porque se não as meninas não casam e meninos... bla bla bla" foram perpetuados (não disse criados, observe!) pela igreja e reproduzidos posteriormente pelas culturas cristãs onde o corpo é feio e pecador, a mulher é inferior e deve ser submissa e por aí vai. Observem também que as igrejas cristãs vão se dobrando pra angariar fiéis: ora são contra o lucro, ora a favor, ás vezes contra o preservativo, ás vezes simplesmente não se pronunciam e por aí vai...

Além disso, o fanatismo religioso (seja a religião que for) funciona como uma "valvula de escape" a realidade. É como a droga do viciado e a bebida do alcoolista. Se nada estiver bem eu me agarro na minha fé e vou, mas a vida não é tão fácil. Ás vezes há de se ter coragem e peito pra encarar as coisas e não ficar esperando por meio da fé pra que elas caiam no nosso colo. Infelizmente, a vida é cinza mesmo. Ela não é linda e cor-de-rosa e nós temos que conviver com isso. Ás vezes ela será branca e luminosa e ás vezes escura e assustadora e é isso que cria o cinza.
 "Religião é achar que com os olhos fechados você enxerga mais.”

3 comentários:

  1. URIluia irmã \o/

    Tá certo mana, religião e crença é que nem c*: Cada um tem o seu e o resto que tome... café !
    Beijos e tiloveio tu! (e a escrita é minha e também ninguém tem nada que ver com isso! E tenho dito)
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que qualquer tipo de fé é valida se te faz bem e respeita os limites do outro. Não importa se funciona como placebo ou não. O que não suporto são pessoas intrusivas e donas da verdade falando sobre algo não comprovado. Cada um tem o direito de acreditar no que bem entender, unicórnios ou papa. Sobre a Biblia? Não acredito em um livro escrito a zilhoes de anos atrás pela igreja católica...Deus ou seja lá o que for, está dentro de cada um.

    Adorei o post!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Saudações, minha cara!

    Bom em primeiro lugar há que se distinguir religião de espiritualidade. São coisa bastante distintas, embora, em alguns momentos, andem juntas.
    Sobre controle das massas, a religião se faz "um mal necessário", há tempos vivemos em meio ao caos, não sei até que ponto isso é verdade , mas em parte parece razoavel.

    Mas, a espiritualidade tem por objetivo elevar o ser humano a um patamar superior, mais proximo de algo ideal. Logico que nao iremos atingir principios espirituais perfeitos, ou nos tornariamos deuses na Terra, mas a busca constante pelo aperfeiçoamento é o que interessa.

    Além disso, sempre gosto de lembrar dos povos indigenas que ainda nao sofreram tanto com o processo de aculturamento, e de uma forma geral se matem muito mais espiritualizados do que os ocidentais. assisti a um docume3ntario interessante sobre espiruatualidade dos indigenas de uma aldeia no xingu. Em suma, o antropologo relata dois casos, prinmeiro: uma criança estava doente,o pagé a curou com um ritual envonveldo, canticos, evocaçao de espiritos e algumas ervas; segundo - a tribo passava por um periodo muito ruim de caça. o pagé entrou em contato com os espiritos da floresta, constatou que o problema era a panema. fez o ritual adequado, tds mebros da tribo deveriam participar, incluindo crianças. os caçadores sairam ruma a mata, e voltaram com um caça muito farta.
    Mas, infelizmente, nunca esqueço de uma reportagem que li em uma revista de antropologia, sobre como a proecsso de extinçao dos pagés estava afetando negativamente as tribos no xingu. Os jovens, encantados com o mundo ocidental, nao querem mais ter que passar pelos arduos estudos necessarios para se tornar um pagé. a conseuqnecia, é que muitas doenças indigenas somente sao curadas poir um pagé, entao aumentou o indicie de mortalidade nestas aldeias... sao muitos assuntos. podemos converssar uma hora --> jonata.sph@hotmail.com

    ResponderExcluir